Agricultoras de Rio Fortuna discutem a gestão na propriedade rural

  • Categoria do post:Mídia

Valorizar ao papel da mulher do campo foi o objetivo do I Encontro de Mulheres Agricultoras de Rio Fortuna, no Sul Catarinense, realizado pela Epagri em parceria com a Secretaria de Agricultura do município e a Cresol. O evento foi realizado no dia 8 de maio na comunidade do Rio Chapéu e contou com a participação de aproximadamente 70 pessoas.

O encontro iniciou com uma palestra sobre a importância da mulher na gestão da propriedade rural, com a gestora da Cresol de Rio Fortuna,  Miriane Dela Justina Pereira. “O objetivo é que as participantes retornem a sua rotina fortalecidas e mais conscientes da sua importância para o desenvolvimento local e que, principalmente, olhem com mais atenção para a gestão de suas atividades”, disse a extensionista rural de Rio Fortuna, Marcela Padilha. “Nosso objetivo é que esse encontro se repita e abranja cada vez mais mulheres do município e da região do Vale do Braço do Norte”.

Rio Fortuna é um dos maiores produtores de Leite de  Santa Catarina. Desde o ano passado a extensionista vem trabalhando com a capacitação das agricultoras na bovinocultura de leite, principalmente nos assuntos que elas são as responsáveis, como manejo de pastagens, ordenha, criação de terneira, etc. “Para dar continuidade no trabalho com esse grupo, o encontro trouxe o tema gestão, pois elas participam das tomadas de decisão dentro da propriedade, mas dificilmente participam de capacitações em função da sobrecarga de atividades. Este encontro foi uma forma de estimular  a participação delas”, diz Marcela.

O encontro foi marcado por homenagens, sorteio de brindes e apresentação cultural realizada pela equipe da Epagri. Essa iniciativa está prevista dentro de um convênio da Epagri com a Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural)

A realização do evento foi possível por meio da parceria com o supermercados Ricken, Central e Aline, e com as empresas Fortuna Mix, Agropecuária Amigos do Campo, Agrocell, Loja Maria Bonita, Floricultura Encantos das Flores, Wagner Materiais de Construção, Farmácia Van Farma e Farmácia São Marcos.