Estação Experimental de Lages realiza curso de Homeopatia Integrativa

  • Categoria do post:Mídia

A Estação Experimental de Lages (EEL) está ministrando, até julho, o 11º curso anual em Homeopatia Integrativa com 37 participantes, entre agricultores, extensionistas, pesquisadores, técnicos, estudantes e público em geral, oriundos de vários municípios do Planalto Sul de Santa Catarina e Alto Vale do Itajaí. O curso iniciou em março e consta de 16 convívios de quatro horas, com carga horária total de 160 h.

No programa do curso constam temas como ciência e filosofia homeopática (base científica da homeopatia), matéria médica homeopática (remédios universais para tratamento de humanos, animais, plantas e ambiente), semiotécnica e repertorização (metodologia de diagnóstico e intervenção no sistema/organismo doente) e estudo de caso prático.

O curso é oferecido anualmente pela EEL pelo envolvimento de seu corpo técnico e do extensionista da Epagri da região de Criciúma, Marcelo da Silva Pedroso, com colaboração de professores da Udesc/CAV, Uniplac e de pós-graduandos que realizam pesquisa em homeopatia aplicada à agropecuária. São convidados, ainda, profissionais médicos, médicos-veterinários e engenheiros-agrônomos que atuam na terapêutica homeopática em suas respectivas áreas.

A cada edição do curso são abertas pré-inscrições para leitura preparatória onde os interessados terão ciência da programação, da dinâmica didático-pedagógica e do material de leitura preliminar com o propósito de inserir os interessados na iniciação à terapêutica homeopática.

A Estação Experimental da Epagri em Lages se tornou uma referência nacional em estudos com homeopatia e saúde vegetal, com grande procura para ministrar cursos e palestras em outros estados, além da demanda oriunda de todas as regiões de Santa Catarina. Até o momento já foram capacitados mais de 350 pessoas, técnicos e/ou produtores nas 11 etapas do curso.