Agricultores de Seara testam novas variedades de aipim

A produção comercial de mandioca de mesa bem crescendo em Seara, no Oeste Catarinense, principalmente em função das agroindústrias familiares que comercializam o aipim descascado e congelado, agregando valor ao produto. Em função disso, a Epagri promoveu uma reunião no município para os agricultores testarem as novas variedades de aipim desenvolvidas pela pesquisa da Empresa. O evento foi no dia 8 de maio, na propriedade de Izelda e Orides Soares de Lima, na comunidade de Linha Salette, realizado em parceria com a Crediseara e com a secretaria municipal de agricultura.

Foram avaliados os seguintes parâmetros: produtividade, facilidade de colheita, facilidade de descascamento, cozimento, qualidade da polpa e sabor. Os agricultores também receberam informações sobre a cultura, como plantio, colheita, produtividade, características genéticas, e trouxeram alguns pratos à base de mandioca para serem degustados. As receitas desses pratos farão parte de um livro que será entregue aos participantes. Todos eles levaram ramas para multiplicação dos materiais em suas propriedades.

O experimento iniciou em setembro de 2018, quando foi realizado o plantio das variedades SCS260 Uirapuru, SCS261 Ajubá, SCS262 Sempre Pronto e SCS263 Guapo. Também foram testadas duas variedades que o produtor já tinha na propriedade.

Segundo a engenheira-agrônoma da Epagri de Seara, Aline Bellincanta,  os resultados da avaliação foram muito promissores, apresentando facilidade de descascamento e cozimento rápido, além da produtividade acima da média registrada em Santa Catarina. O sabor também foi destaque.

Com relação ao cozimento, as variedades que se destacaram foram a  Sempre Pronto e a Uirapuru, com cozimento em torno de 13,5 minutos. Essas mesmas variedades desatracaram-se também na produtividade e na facilidade de descascamento. No sabor destacaram-se a Sempre Pronto e a Ajubá, e com relação à facilidade de colheita destacaram-se as variedades Guapo e Ajubá.