Antônio Carlos sedia encontro regional de apicultores

Anualmente os apicultores catarinenses se reúnem com técnicos da Epagri para levantar demandas do setor, planejar ações para a região e aprender um pouco mais em palestras técnicas e oficinas. Dia 4 de maio foi a vez de cerca de 150 apicultores da região de Florianópolis, encosta de serra e vale do rio Tijucas participarem do VII encontro regional, realizado no Clube Estrela Azul, em Antonio Carlos.  O evento foi realizado pela Epagri em parceria com a secretaria da agricultura do município, sindicato dos trabalhadores rurais de Antônio Carlos e Senar.

No período da manhã foram realizadas palestras sobre: nucleação e produção de realeiras para o melhoramento genético na pequena propriedade, introdução de rainhas, abelhas sem ferrão e uma palestra com fisioterapeuta voltada para a atividade da apicultura. No período da tarde foram realizadas quatro oficinas: alimentação de abelhas sem ferrão, alimentação de apis melífera, manejo de colmeias de abelhas sem ferrão e monitoramento do ácaro varroa em colmeias de apis melífera.

A região que este encontro abrange é composta por 21 municípios que, segundo o inventário apícola realizado pela FAASC em 2016, possuem cerca de 900 apicultores organizados em associações e grupos formais e informais, com mais de 36 mil colmeias e que colheram, naquele ano, mais de 740 mil toneladas de mel. Segundo o engenheiro-agrônomo de da Epagri em Florianópolis Flávio Schlemper, além do mel, os apicultores comercializam também a própolis, o pólen, a cera, entre outros. “A Epagri, através de seus técnicos, tem dado total apoio ao desenvolvimento da apicultura. Na região foram mais de 160 apicultores e meliponicultores capacitados em oficinas, cursos e palestras, além de visitas às propriedades e atendimentos nos escritórios da Empresa”, diz.

Além deste evento em Antônio Carlos, estão previstos outros encontros regionais em Águas Frias (15 de maio), Concórdia (14 de junho), Santa Rosa do Sul (29 de junho) e Em Galvão (25 de julho). Nos dias 16 e 17 de agosto, em São Joaquim, todo o grupo participa do encontro estadual de apicultores e meliponicultores.