Município de Bandeirante incentiva a preservação de sementes crioulas

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri de Bandeirante, no Extremo Oeste Catarinense, incentiva as famílias rurais a preservar e resgatar as sementes crioulas. O objetivo desse trabalho é propagar esse material para garantir uma alimentação saudável e diversificada para as famílias.

A sensibilização e a motivação das famílias rurais são realizadas pelos extensionistas em visitas às propriedades, eventos do município e outros programas de agroecologia e alimentação saudável. “Esse trabalho iniciou há mais de 15 anos e continua junto às famílias que desejam ter em suas propriedades produção de feijão, arroz, milho, batata-doce, batatinha, mandioca, abóbora, moranga, entre outros alimentos”, conta José Clóvis Moreira, extensionista da Epagri no município.

Um exemplo de sucesso é o da família de Hermes Ribeiro dos Santos e Cleci dos Santos, na Linha Sertão Alegre. Eles mantêm viva essa tradição e produzem seu próprio alimento, além de multiplicar mudas de diversas culturas e criar galinha caipira. Os alimentos que sobram na propriedade são distribuídos para os vizinhos ou trocados com famílias e técnicos de todo o Estado.

Nos eventos em que participa, Hermes sempre leva mudas de abóbora, moranga, maracujá e outros alimentos para trocar com outros produtores. Recentemente, o agricultor recebeu do extensionista José Nicolau Fernandes, da Epagri de Siderópolis, sementes de abóbora gigante. Ele já fez a primeira colheita e agora vai distribuir as sementes. “Parabenizamos a atitude dessa família e agradecemos a generosidade do extensionista Nicolau, que sempre que vem para o Extremo Oeste traz material para manter viva a tradição das sementes crioulas”, destaca José Clóvis.