Epagri oferece curso de homeopatia na agropecuária por videoconferência

Alunos em São Miguel do Oeste e instrutores em Lages. Desta forma foi oferecido um curso de homeopatia na agropecuária pela Epagri, no dia 22 de abril. A capacitação foi dada a técnicos das prefeituras municipais, colaboradores da Epagri, funcionários de cooperativas da agricultura familiar e agricultores do Extremo Oeste Catarinense, que no ano passado fizeram um curso presencial nesta área e que agora aproveitaram para tirar dúvidas das práticas implantadas.

Os instrutores foram o médico-veterinário e extensionista de Criciúma, Marcelo Silva Pedroso, e os pesquisadores da Estação Experimental de Lages Pedro Boff e Vilmar Francisco Zardo. Segundo o coordenador do curso, Jaime Alcir Vieira Prestes, médico-veterinário e extensionista rural de São Miguel do Oeste, o objetivo do curso é diminuir o uso de medicamentos alopáticos de forma indiscriminada, que muitas vezes é entendido como garantia de saúde pelos usuários. “Paralelamente, procura-se construir sistemas de produção mais resilientes, em que a saúde receba um olhar sistêmico e preventivo. Sempre buscamos fazer com que os animais, plantas e humanos mantenham a força vital em equilíbrio, o que dificulta a manifestação da doença”, diz.

Jaime explica que a homeopatia é vista pelo grupo como uma ferramenta de promoção de saúde tanto humana quanto vegetal e animal. “Dessa forma, espera-se que todos esses atores tenham a saúde restabelecida de forma integral em oposição à forma vigente, que é de segmentação da abordagem terapêutica, sempre focando os sintomas em si e não o todo”.