Agricultores de Frei Rogério investem na produção de alimentos limpos

  • Categoria do post:Mídia

No município de Frei Rogério, o casal Ana e José Valdir Valle são exemplos de agricultura sustentável: em 3,4 hectares eles produzem frutas e criam pequenos animais no sistema agroecológico, além de investir no turismo rural. Esses agricultores são assistidos pelos técnicos da Epagri, que no dia 7 de maio estiveram na propriedade para uma ação motivadora.

Os extensionistas trabalharam em duas frentes: no campo técnico da produção e na orientação no processo de produção de doces. A extensionista rural Adriana Francisco acompanhou e ajudou na colheita do figo, repassando recomendações sobre tratos culturais. Ela também deu orientações sobre o uso da calda bordalesa e do biofertilizante de leite e açúcar mascavo no morango e sobre a limpeza das folhas velhas, além de auxiliar na colheita dos frutos maduros para a comercialização. O extensionista social Elcio Pedrão orientou sobre o preparo, limpeza e classificação do morango e do figo para armazenamento no freezer, para posteriormente serem transformados em geleia ou doce.

O momento foi de descontração e troca de informações e conhecimento. “Além de ser um excelente espaço de crescimento profissional e pessoal, como extensionistas nos sentimos realizados ao presenciar a embalagem de um produto livre de agrotóxico que será entregue diretamente em algumas sorveterias e padarias do município de Curitibanos”, diz Elcio.

Ele explica que atividade da família está na fase inicial, começou no fim do ano de 2018, mas a “Chácara do Valle” sempre tem a agenda cheia. “A família vivia no Paraná e trabalhada na área urbana, mas resolveu dar um basta na correria e no estresse urbano. Hoje a rotina deles é a lida com os pequenos animais, com os pomares de figo, uva, ameixa, amora e framboesa, e com a estufa com cultivo de morangos, além da agroindústria de doces. Sem contar que eles pensam em ampliar o projeto da propriedade e trabalhar com ovelhas”, conta o extensionista.