Agricultores de Porto União são capacitados em plantio direto de hortaliças

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri de Porto União realizou uma reunião para orientar agricultores sobre o Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) na produção de cebola e mandioquinha-salsa. O evento, realizado no dia 11 de abril, reuniu 14 produtores na propriedade de José Moacir e Silvia Tomaszewski, na comunidade de Maquinista Molina.

Guilherme Gonçalves, engenheiro-agrônomo da Epagri no município, apresentou as bases do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças. Esse modelo de produção prevê práticas como o não revolvimento do solo, a promoção da saúde das plantas, o uso de adubos verdes e o fornecimento de nutrição adequada para o cultivo.

Na sequência, os participantes aprenderam sobre o plantio direto de cebola. Alguns temas tratados foram correção do solo, uso de aveia-preta como adubo verde, preparo e transplante da muda, além de adubação de cobertura parcelada de acordo com o desenvolvimento e os sinais das plantas.

A família Tomaszewski apresentou sua experiência com o plantio direto de mandioquinha-salsa. Os participantes aprenderam sobre uso de murchões com adubação verde, uso de mudas pré-enraizadas, manejo de plantas espontâneas, adubações parceladas e as diferenças entre cultivares de mandioquinha-salsa. Para José Moacir e Silvia, que são produtores orgânicos, a maior vantagem do SPDH foi o controle das plantas espontâneas, já que o uso de adubação verde reduz a necessidade de fazer capinas.