Epagri se destaca em homeopatia na agricultura e na pecuária

  • Categoria do post:Mídia

Há mais de dez anos desenvolvendo ações de pesquisa e extensão com o uso da homeopatia na agropecuária catarinense, técnicos da Epagri fazem parte do grupo que está constituindo a Associação Brasileira de Homeopatia na Agricultura, Pecuária e Ambiente. O pesquisador da Estação Experimental de Lages (EEL), Pedro Boff, e o extensionista de Criciúma, Marcelo Pedroso, representam a Empresa na entidade que tem a missão de congregar pesquisadores, professores, agricultores, estudantes e demais interessados de promover, apoiar e abrir o debate sobre a ciência da homeopatia aplicada aos sistemas produtivos de alimentos, fibras e bioenergia no Brasil.

“Por se tratar de uma terapêutica não residual aos alimentos e ao ambiente, é de amplo aceite na sociedade que clama por alimentos sadios e saudáveis”, afirma Boff, que está na coordenação técnica do próximo Congresso Nacional de Homeopatia nas Ciências Agrárias e do Ambiente, previsto para 30 de outubro a 1º novembro de 2020, em Ribeirão Preto (SP).

No último evento nacional, Boff abordou em mesa-redonda o estado de arte da homeopatia e sua implementação na agropecuária catarinense. Ele participou do evento com representantes de universidades catarinenses, que juntos apresentaram 24 trabalhos técnico-científicos em assuntos relacionados ao uso de altas diluições dinamizadas em plantas (foto).

A homeopatia surgiu nos trabalhos da Epagri no início dos anos 2000 como proposta inovadora em apoio ao cumprimento de sua missão: conhecimento, tecnologia e extensão para o desenvolvimento sustentável do meio rural, em benefício da sociedade. Segundo estudos desenvolvidos pela Empresa, o tratamento homeopático promove uma agricultura limpa, com bons índices de produtividade e baixo custo.

A Estação Experimental de Lages conta, desde 2011, com o Laboratório de Homeopatia e Saúde Vegetal que dá apoio às atividades de pesquisa e extensão em Santa Catarina. A pesquisa com uso de homeopatia no tratamento de plantas e animais vem sendo desenvolvida na Estação Experimental de Lages, e com plantas na Estação Experimental de Ituporanga. Além disso, vários municípios de diferentes regiões trabalham com serviço de extensão na implementação da homeopatia nas propriedades rurais e com capacitação para formar multiplicadores da terapêutica.