Pecuaristas são capacitados em bovinocultura de corte em Tubarão

  • Categoria do post:Mídia

Apenas nos meses de março e abril, 60 pecuaristas de várias regiões catarinenses participaram dos Cursos de Bovinocultura de Corte oferecidos pela Epagri em Tubarão. A capacitação prepara os produtores para implantar sistemas de produção de baixo custo, com maior produtividade e animais de alta qualidade, buscando atender um mercado cada vez mais exigente. As atividades são promovidas pela Gerência Regional de Tubarão no Centro de Treinamento da Epagri no município (Cetuba). Desde julho de 2018, são cerca de 120 produtores capacitados.

Durante quatro sextas-feiras, os pecuaristas se reuniram pela manhã para receber informações teóricas e, à tarde, visitaram propriedades para observar na prática o que aprenderam. No primeiro dia do curso, eles assistiram a aulas sobre expectativas de mercado, gerenciamento da propriedade e custos de produção, além aprenderem sobre as vantagens da especialização em uma fase da produção. Segundo o médico-veterinário Marcelo Bortolan, é muito difícil para uma pequena propriedade trabalhar o ciclo completo. “Quando temos muitas categorias para manejar, dificulta bastante o atendimento das necessidades específicas de cada categoria”, completa.

No segundo encontro, os assuntos em pauta foram correção da fertilidade do solo e implantação e manejo de pastagens perenes. “Precisamos melhorar nossos sistemas de produção, aumentando a produtividade por hectare de pastagem e reduzindo os custos para aumentar a competitividade”, destaca o engenheiro-agrônomo João Paulo Reck, um dos instrutores do curso.

No terceiro dia, a capacitação tratou sobre manejo alimentar, sanitário e reprodutivo do rebanho de cria e estratégias para desmamar um terneiro mais pesado e com maior valor de mercado. “A estação de monta é uma das principais estratégias para produzir terneiros de qualidade. Ela padroniza a parição para a época ideal, com a finalidade de aproveitar a curva de crescimento das pastagens para melhor desempenho das matrizes e dos bezerros”, explica o engenheiro-agrônomo Tovar Werlang.

Dois temas foram abordados no último dia da capacitação: “Manejo alimentar e sanitário do rebanho na recria e na terminação” e “Terminação correta de animais de até dois anos de idade”.

A capacitação não teve custo para os produtores. Os recursos foram viabilizados pela Unidade Didática de Bovinos de Corte do Cetuba por meio de um convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).