Agricultores são capacitados em boas práticas de fabricação de alimentos

  • Categoria do post:Mídia

Produtores rurais de Curitibanos participaram de uma palestra sobre Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos (BPFM) no dia 29 de março. O evento, que reuniu 37 agricultores que comercializam seus produtos em feiras, foi organizado pela Epagri em parceria com a Vigilância Sanitária e a Secretaria da Agricultura de Curitibanos.

No encontro, o técnico sanitarista e fiscal da Vigilância Sanitária de Curitibanos Jean Kleber Lemos passou ao grupo uma série de orientações com foco na legalização das atividades de produtos de origem vegetal (conservas e doces) e panificados.

A segunda parte da palestra foi realizada pela médica-veterinária Ana Lúcia Silva Ribeiro, da Secretaria da Agricultura de Curitibanos. Ela falou sobre as Doenças Transmitidas por Alimentos (DTAs), principalmente as relacionadas aos produtos de origem animal. A palestrante reforçou, durante a apresentação, a importância das normas de higiene e dos serviços de inspeção sanitária.

O objetivo dessa atividade foi capacitar os agricultores e manipuladores a preparar, armazenar e vender os alimentos de forma adequada, higiênica e segura, para oferecer alimentos saudáveis aos consumidores. “Essa é uma das ações de capacitação e motivação dos produtores rurais do município para a comercialização de seus produtos no Mercado Público Municipal, prevista para o fim do ano”, acrescenta Juliana Golin Krammes, extensionista da Epagri em Curitibanos.