Antônio Carlos comemora dez anos de Sistema de Plantio Direto de Hortaliças

  • Categoria do post:Mídia

Os agricultores de Antônio Carlos, na Grande Florianópolis, estão completando dez anos de prática do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH). Para comemorar a data, a Epagri, em parceria com a prefeitura e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, promoveu no dia 27 de março o 7º Dia de Campo sobre SPDH.

O evento contou com 57 participantes, entre agricultores, técnicos, estudantes e entidades dos municípios de Antônio Carlos, São Pedro de Alcântara, Tijucas, Biguaçu, São João Batista, Urussanga e Florianópolis. O encontro, além de apresentar as tecnologias do SPDH, serviu para destacar os resultados do trabalho realizado nos últimos dez anos em busca da produção limpa de alimentos.

“Ao longo dessa década, muitos foram os alcances dos agricultores e técnicos que praticam o sistema”, comenta Cassiele Bley, extensionista da Epagri no município. Os estudos sobre taxas diárias de absorção de nutrientes das culturas, introdução de plantas de cobertura, manejo do plantio, podas e roçada ou rolagem das plantas de cobertura, rotação de culturas, aumento da produtividade e redução de custos foram organizados em um livro.

Em um trabalho de parceria, técnicos e agricultores do município também produziram um boletim didático, receberam visitantes de dentro e fora do País, apresentaram suas experiências em eventos e foram pioneiros na técnica de criação de ácaros predadores. “O conhecimento compartilhado e construído a várias mãos é a ferramenta principal do SPDH, em que todos os saberes técnicos e populares são respeitados e aprimorados a cada ano”, resume a extensionista Rosilda Feltrin.