Dia de campo capacita apicultores em Porto União

  • Post Category:Mídia

A Epagri de Porto União realizou um dia de campo sobre apicultura no dia 28 de março para orientar os produtores sobre temas como melhoramento genético, manejo das colmeias no outono e anotações das condições de colmeias e apiários. A atividade reuniu 25 apicultores de Porto União e Matos Costa e foi realizada na unidade de beneficiamento do grupo Molimel.

O evento iniciou com uma palestra da pesquisadora Tania Schafaschek, da Estação Experimental de Videira. Ela falou sobre o programa de melhoramento genético apícola da Epagri e apresentou resultados de produção e sanidade. Também tratou sobre épocas mais adequadas para a introdução de princesas e rainhas e o manejo que essas colmeias devem receber.

Os participantes visitaram um apiário onde foram orientados sobre o manejo das colmeias no outono. A atividade foi comandada por Danilo Sagaz, extensionista da Epagri responsável pela apicultura no Planalto Norte. Ele explicou o que deve ser observado nessa época do ano, como quantidade de reserva de mel e pólen, postura e quantidade de abelhas, e falou sobre os manejos de redução de alvado e colocação de entretampa nas caixas.

O extensionista Guilherme Gonçalves, da Epagri de Porto União, falou sobre a importância de registrar as condições das colmeias e dos apiários em cadernos de campo ou fichas. “Apenas com o histórico de cada colmeia o apicultor pode tomar diversas decisões, incluindo a parte de manejo, alimentação suplementar, tratamentos sanitários, melhoramento genético e produção apícola”, disse.