Hidroponia: sistema de cultivo sem o solo garante bons resultados em Indaial

  • Categoria do post:Mídia

Na propriedade de Flavio Enkmair de Souza as plantações não ficam no chão. Elas estão suspensas, protegidas em abrigos, e em vez do solo, a água fornece todos os nutrientes que a planta precisa. Flávio mora na comunidade Estrada das Areias, município de Indaial, no Médio Vale do Itajaí.

Com inovação e tecnologia, o produtor adotou a hidroponia como o método de cultivo para as hortaliças. A palavra hidroponia vem do grego e significa “trabalho na água”. É exatamente isso que Flavio faz: cultiva várias espécies de hortaliças dentro da água. Elas crescem limpas, bonitas, saudáveis, do jeito que o consumidor prefere.

A hidroponia permite cultivar vários tipos de plantas. Alface a agrião são os principais na propriedade de Flávio. Mas é possível plantar também tomate, abrobrinha, pimentão e até flores.Trata-se de um cultivo limpo em que as plantas recebem somente o que necessitam e na dose certa.

A engenheira-agrônoma da Epagri em Indaial Danielle Oliveira Danielewski explica mais sobre a tecnologia. “Como aqui é uma região muito quente e úmida temos trabalhado com a hidroponia em cultivo protegido. Um detalhe importante é a redução do ciclo da cultura da alface. Aqui na propriedade do Flávio gira em torno de 25 dias de bancada final”. Daniele ressalta ainda a importância da limpeza das hortaliças, redução de mão de obra e no uso de agrotóxicos.

A hidroponia é um sistema que busca qualidade de vida e a produção de alimentos de saudáveis. Economiza água, tempo e espaço. Independente de chuva ou de sol, a safra está garantida. Outro detalhe importante é que por ser um sistema elevado, o produtor trabalha de maneira mais confortável. “Como as atividades são realizadas em pé, a coluna agradece” diz o produtor Flávio, empolgado com os resultados.

Veja a reportagem completa sobre a hidroponia e outros assuntos ligados à agropecuária no canal da Epagri no YouTube