Criação de jundiás em tanques-rede revela bom resultado

  • Categoria do post:Mídia

A equipe de piscicultura da Epagri está animada com os resultados de uma Unidade de Referência Técnica (URT) de criação de jundiás Rhamdia quelen em tanques-rede implantada em Brunópolis em fevereiro do ano passado. Ao fim do ciclo de cultivo de 11 meses, o peso médio dos peixes foi de 650 gramas e a produtividade por tanque-rede alcançou 520 quilos.

O projeto iniciou com a aquisição, pelo produtor, de 50 mil alevinos com peso inicial individual de 1,5 grama. Ao longo de 2018, uma equipe técnica do Campo Experimental de Piscicultura de Camboriu (CEPC) da Epagri visitou mensalmente a propriedade, realizando trabalhos de biometria, manejo sanitário, manejo alimentar e controle de qualidade da água, além de esclarecer as dúvidas do produtor sobre o sistema.

A URT conta com 60 tanques-rede de 6 metros cúbicos de capacidade. Inicialmente, eles serviram como berçários e, depois, foram utilizados para engorda e terminação dos peixes. Parte do projeto foi financiada pelo Banco do Brasil o restante foi investido pelo produtor. Os peixes foram comercializados em feiras municipais e para uma unidade de pesca esportiva da região.