Epagri de Itajaí promove tarde de campo sobre controle biológico e cultural

  • Categoria do post:Mídia

Produtores de diferentes regiões catarinenses se reuniram em Itajaí, no dia 19 de março, para conhecer os trabalhos conduzidos no município em 2018 que oferecem alternativas de diminuição do uso de agroquímicos nas culturas de aipim, cana-de-açúcar e hortaliças diversas. A tarde de campo foi realizada na propriedade de Osmar Marqui, comunidade de São Roque, com 50 pessoas. O evento foi promovido pela equipe local e por pesquisadores das Estações Experimentais de Itajaí e de Urussanga.

Antônio Henrique dos Santos, extensionista de Itajaí, apresentou várias alternativas testadas que obtiveram bons resultados como: o policultivo de aipim com melancia, feijão e milho verde; o controle de pulgões em brássicas através de áreas-refúgio deixadas com capim, onde as predadoras de pulgões – as joaninhas, estavam presentes; a aplicação de baculovirus para controle do mandarová do aipim; a utilização de trichogramas contra a broca da cana-de-açúcar, e a aplicação de trichoderma para o controle do fusarium do aipim.

A pesquisadora Erica Frazon Pereira apresentou vários trabalhos de monitoramento da mosca do broto do aipim, que são realizados há três anos em Itajaí e outros municípios do Estado, confirmando os bons resultados do policultivo. O pesquisador Alexandre Visconti apresentou a opção de uso de caldas, biofertilizantes e produtos biológicos para controle de doenças.

O pesquisador Ildebrando Nora mostrou as diferentes fases do mandarová do aipim, assim como os principais inimigos naturais importantes para equilibrar o ambiente. Ele ressaltou, ainda, os efeitos da aplicação de inseticidas indiscriminadamente sobre esses bons insetos. A agrônoma Dione Benevenutti de Joinville colaborou com a presença de 16 agricultores do referido município.

“Esses trabalhos terão continuidade nos anos seguintes e mostram-se promissores”, afirma o extensionista Antônio Henrique. Ao final, os participantes degustaram pratos confeccionados com alimentos produzidos em Itajaí, elaborados pela extensionista Geisebel Patrício.