Manejo sustentável de áreas cultivadas com grãos é tema de evento em Campos Novos

  • Categoria do post:Mídia

A Estação Experimental de Campos Novos (EECN) promoveu uma reunião técnica com cerca de 30 extensionistas e pesquisadores para discutir o manejo sustentável de lavouras de milho e soja em Santa Catarina. O evento, realizado no dia 25 de fevereiro pelo pesquisador da EECN, engenheiro-agrônomo Círio Parizotto, abordou temas como o manejo conservacionista do solo e o manejo integrado de pragas (MIP) em áreas de lavouras, com foco principal na cultura da soja.

Círio apresentou dados do projeto ele coordena na EECN em área de 17 ha com as culturas de milho e soja, visando à adoção de técnicas de manejo mais sustentáveis, ao exemplo da introdução de culturas de cobertura no inverno, rotação de culturas e monitoramento da incidência de insetos-praga, inimigos naturais e doenças para a entrada de produtos fitossanitários nas lavouras com menor custo e maior eficiência de ação.

O evento contou com a participação dos pesquisadores da Embrapa Soja, Osmar Conte e Andre Mateus Prando, que na ocasião abordaram os temas de manejo conservacionista do solo e MIP, respectivamente. Osmar Conte salientou a importância da utilização de espécies hibernais que possibilitem aporte adequado de palhada no sistema plantio direto e que proporcionem boa quantidade de raízes no perfil do solo, de modo a otimizar a agregação do solo e a ciclagem de nutrientes em áreas cultivadas com grãos.

Andre Prando enfatizou a importância do monitoramento de insetos-praga na cultura da soja, elucidou questões referentes aos níveis de desfolha tolerados de acordo com o estádio de desenvolvimento da cultura e apresentou os níveis de controle para as principais pragas da soja, quando do uso do MIP. Ambos os pesquisadores apresentaram, ainda, diversas situações em que produtores rurais paranaenses registraram ganhos econômicos utilizando premissas do manejo sustentável em suas lavouras.