Nascentes de água são protegidas em Curitibanos

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri tem atuado na melhoria da qualidade de água nas propriedades rurais através da construção de fontes protegidas. O método preconizado pela Empresa é o modelo Caxambu, que consiste em um sistema de filtragem natural com  baixo custo de implantação e com vantagens de dispensar limpeza periódica da fonte, melhorar o aproveitamento do manancial de água, evitar a contaminação biológica das nascentes, diminuir a turbidez e melhorar as características físico-químicas da água.

Em fevereiro foi a vez da família do agricultor Flávio Ferreira de Souza, da localidade Potreiro dos França, município de Curitibanos, instalar o sistema na propriedade, Os proprietários foram orientados sobre a montagem e a instalação do tubo, a limpeza da área ao redor das nascentes e o preparo das camadas de pedra, lona e terra. Para Flávio, a proteção das nascentes de água é prioridade, pois ele sabe da importância e do valor de ter uma água limpa e disponível para sua família também no futuro.

“Ressaltou-se a importância da proteção aos arredores da fonte como plantio de árvores e isolamento ao acesso de animais, além dos procedimentos de limpeza e desinfecção do sistema”, diz a extensionista do município, Juliana Golin Krammes. Ela reforça que a preservação e a recuperação das nascentes dos cursos d´água não são apenas atitudes que satisfazem a legislação ou propiciam a continuidade do aproveitamento das águas para as mais variadas atividades humanas, mas são, acima de tudo, ações concretas em favor da vida, desta e das futuras gerações do planeta.