Com a presença da vice-governadora, encontro de jovens rurais da Serra é sucesso

Com a presença da vice-governadora, Daniela Cristina Reinehr, e plateia formada por mais de 250 pessoas, o Encontro Regional de Jovens da Serra Catarinense se consagra como um sucesso.  O evento, promovido pela Epagri, acontece no auditório da Uniplac, em Lages, nesta quinta-feira, 14. Além de jovens do meio rural, o Encontro contou com a presença de familiares e lideranças locais.

Em sua palestra, a vice-governadora abordou a visão do atual governo para o Estado e as políticas públicas para os jovens rurais que representam uma oportunidade para permanência no meio rural, com empreendedorismo e protagonismo.

A Epagri promove há dez anos cursos de Liderança, Gestão e Empreendedorismo para jovens rurais de todo o Estado. Neste período foram capacitados mais de 2 mil catarinenses, em 72 turmas. Ao final de cada curso, os alunos elaboram projetos de melhorias em suas propriedades rurais e a Epagri seleciona os melhores, que recebem financiamento do Estado para serem implementados. Nos 10 anos de vigência do curso, foram 902 projetos financiados, no valor de R$ 7,8 milhões.

Só na Serra catarinense a Epagri já formou mais de 150 jovens. Nesse ano, o curso na região acontece entre abril e novembro e já está com as inscrições abertas.

O Encontro Regional de Jovens da Serra Catarinense contou ainda com a palestra da Dra. Rose Gerber, extensionista da Epagri, que falou sobre a Ação Jovem Rural em SC: resultados e desafios. Na terceira palestra, o Prof. Msc. Humberto Aloísio Oliveira abordou História, identidade e sucessão familiar na Serra Catarinense. Na parte da tarde acontece uma mesa redonda onde os jovens da região vão apresentar seus casos de sucesso em cultivo de morango consorciado com alface em sistema semi-hidropônico, pecuária de leite e de corte.

Além de permitir socialização entre os jovens que participaram das diversas turmas na região, o Encontro busca a valorização dos projetos empreendedores e a visibilidade do protagonismo dos jovens rurais. A sucessão familiar, bem como organização e protagonismo, estão entre os temas centrais discutidos no evento. A Epagri também atua para fomentar a criação de uma rede de cooperação entre jovens rurais da região para troca de informações, serviços e produtos.

O Encontro é uma parceria prevista em convênio firmado entre a Epagri e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

, ,