Epagri participa do maior evento tecnológico da agropecuária do Vale do Itajaí

  • Categoria do post:Mídia

O dia de campo da Cravil,  considerado o maior evento tecnológico agropecuário na região do Vale do Itajaí, realizado de 13 a 15 de fevereiro em Lontras, contou com a participação da Epagri, que na edição deste ano apresentou uma diversidade de tecnologias. Cerca de 2500 pessoas participaram do evento, que tem o objetivo de apresentar ao produtor rural novidades em tecnologias, produtos e serviços destinados à agricultura e à pecuária.

A Epagri apresentou nove cultivares de arroz irrigado, dentre elas a nova cultivar da Epagri SCS 124 Sardo, lançada em 6 de fevereiro como primeiro cultivar da Empresa voltado para o mercado de arroz branco. Em parceria com a equipe de pesquisadores da Estação Experimental de Itajaí, a Agrize apresentou duas novas tecnologias para a cultura do arroz, o diagnóstico nutricional por imageamento aéreo e a aplicação de defensivos agrícolas com drones, apoiados por plataforma digital.

Também foram apresentadas as três variedades de milho Epagri de polinização aberta SCS 154 Fortuna, SCS 155 Catarina e SCS 156 Colorado. A Estação Experimental de Ituporanga apresentou suas seis cultivares de batata doce: Luiza, Katiy, Marina, Ituporanga, Favorita e Águas Negras, expôs cebolas e divulgou o XXXI Seminário Nacional da Cebola que acontecerá no município de Alfredo Wagner nos próximos dias 13, 14 e 15 de março. Houve ainda uma área demonstrativa de plantas para cobertura do solo e sementes de diferentes espécies de adubos verdes.

Também foram demonstradas tecnologias ambientais em forma de maquetes com tratamento biológico de dejetos humanos e água em zona de raízes e proteção de água de fonte através do modelo caxambu, bem como a instalação de um carneiro hidráulico e de uma bomba d’água movida a energia solar com demonstração de seu funcionamento. Todas elas são tecnologias sustentáveis para o abastecimento e tratamento de água em propriedades rurais tanto para a exploração agrícola e pecuária quanto para o consumo humano.

No espaço Epagri/Ciram os visitantes tiveram a oportunidade de interagir com os pesquisadores e conhecer a metodologia de mapeamento de arroz irrigado para Santa Catarina através de imagens de satélite. Também foram apresentados equipamentos convencionais para leitura de dados meteorológicos e da estação meteorológica automática para registro de temperatura, umidade, precipitação, radiação solar, velocidade e direção dos ventos entre outros, utilizados na previsão do tempo e nas pesquisas agropecuárias.

O Centro de Treinamento de Agronômica esteve presente através de sua gastronomia, oferecendo aos visitantes do estande, durante todo o evento, preparações elaboradas a partir das variedades de milho e cultivares de arroz Epagri.