Agroindústria de Meleiro recebe o primeiro certificado de registro do Sistema de Inspeção Municipal

A agroindústria de embutidos administrada pelo agricultor Carlos Cesar de Oliveira e sua família, que produz salames, torresmo, linguiça e banha, foi o primeiro empreendimento de Meleiro, no Sul do Estado, a receber o Certificado de Registro do Sistema de Inspeção Municipal de Produtos de Origem animal (SIM/POA). O registro é resultado de esforços somados entre o poder Executivo e Legislativo de Meleiro, Coopercolmeia, Cresol e Epagri.

“São produtos processados artesanalmente, com um grande diferencial de sabor”, ressalta o extensionista rural da Epagri de Meleiro, engenheiro-agrônomo Diego Adílio da Silva. Ele diz que, apesar do município possuir a rizicultura e a bovinocultura de leite como principais atividades agrícolas, os empreendimentos agroindustriais vêm se destacando e ser mostrando como alternativas de renda no meio rural.

“Além da agroindústria para fabricação de embutidos, o município de Meleiro também conta com uma agroindústria para fabricação de sucos de uva e pizzas já legalizadas. Temos também um empreendimento para produção de massas em fase final de conclusão de construção para solicitação do alvará sanitário”, diz o extensionista. Segundo ele, as ações da Epagri deste ano serão pautadas na realização de cursos de Boas Práticas de Fabricação e de fabricação de bolachas e visitas para assessoria na organização de documentos para obtenção dos alvarás pertinentes.

Registro no SIM – Para receber o registro, a família recebeu visitas técnicas, quando foi orientada sobre as estruturas básicas para fabricação do produto. Em posse da planta da estrutura, houve a aplicação de políticas públicas, isto é, Pronaf e o Programa Menos Juros para construção da agroindústria.

Concluída a obra, o passo seguinte destinou-se à organização e o preenchimento de documentos. “Apesar do município de Meleiro possuir a lei que instituía o SIM, a não possuía o decreto que a regulamentava”, afirma Diego. No dia 21 de janeiro de 2019 foi publicado o decreto 006/2019 que regulamenta a Lei 1208/2007.

Segundo o extensionista, a mesma parceria está implantando em Meleiro a Feira Municipal da Agricultura Familiar. A lei já foi aprovada pela Câmara de Vereadores no dia 30 de janeiro de 2019. “Dessa forma, além de atender os mercados locais, Carlos e sua família terão outra opção de comercialização dos produtos. Os próximos passos são a elaboração do regimento para funcionamento da feira, bem como a definição do leiaute da barraca para a comercialização dos produtos da agroindústria”.