Citricultura se expande em Abdon Batista

  • Categoria do post:Mídia

A produção de citros é a mais nova opção de geração de renda para os agricultores de Abdon Batista, município localizado região Meio Oeste de Santa Catarina. Com o apoio da Epagri em parceria com a Secretaria da Agricultura Municipal e empresas privadas, a atividade vem apresentando bons resultados para as 10 famílias rurais que cultivam citros em 44 hectares.

A média de produção é de 30 toneladas por hectare das variedades para a indústria, que já vem sendo cultivadas desde 2018. Já as variedades para  produção de mesa, cujos pomares foram instalados na safra 2014/2015, a produtividade está em 12 toneladas por hectare, com perspectiva para alcançar 25 toneladas nos próximos anos.

Essa produtividade tem sido alcançada pelos agricultores Silvana e Jair Guzati, casal atingido por construção de barragem que foi reassentado no município. Eles têm na citricultura a principal fonte de renda e foram pioneiros no cultivo tanto de variedades para a indústria como para as de mesa.

Silvana Guzati com o extensionista Adelino

No município, os pomares estão localizados nas comunidades Senhor Bom Jesus, Santa Catarina, São Roque, Santo Antônio e São Paulo. Dentre as variedades plantadas para mesa e para a indústria se destacam a Montenegrina, a Montenegrina Rainha, a Dekopon, a Bahia e a Valencia.

“Além do acesso ao Pronaf através de plano de crédito para o custeio da safra, os agricultores recebem assistência técnica e orientação para a comercialização, fortalecendo a atividade econômica no município”, ressalta Adelino Cristiano Paulo, extensionista rural da Epagri de Abdon Batista.