Porto União promove dia de campo sobre cultivo de videira orgânica

  • Categoria do post:Mídia

No dia 24 de janeiro a Epagri de Porto União realizou um dia de campo sobre o cultivo de videira orgânica em sistema protegido. O evento aconteceu na propriedade de Alcir e Eliane Freisleben, na comunidade do km 13, e contou com a participação de 40 agricultores e técnicos da região. Essa propriedade é uma Unidade de Referência Tecnológica de produção de uva orgânica da região, trabalhada pela Epagri desde 2014.

O primeiro momento do dia de campo foi sobre manejo de solos na cultura da videira, em que o engenheiro-agrônomo da Epagri de Porto União, Guilherme Gonçalves, expôs aos presentes a importância de uma correta implantação da videira, uso de adubações verdes, manejo de plantas espontâneas e adubação em cultivo convencional e orgânico.

Na sequência Janio Seccon, engenheiro-agrônomo da Epagri, responsável pela fruticultura no Planalto Norte Catarinense, abordou o declínio e morte das videiras, principalmente as doenças de solo e de parte aérea que podem levar a mortalidade das plantas. Foi enfatizado da importância do correto manejo da videira e do solo, e simples atitudes como limpeza dos instrumentos de poda, que levam a uma menor incidência dessas doenças no parreiral.

Por último, a família Freisleben conduziu os presentes ao parreiral para apresentação e avaliação de algumas cultivares em produção orgânica protegida, como as já tradicionais Niágara Branca e Rosada, e as variedades Isabel Precoce, BRS Magna e BRS Violeta. Em cada cultivar foram apresentados as características da planta, o tipo de poda usada, o peso de cacho, a produção por planta, a quantidade de açúcar e os manejos utilizados em cada variedade.