Curso de vinhos artesanais capacita produtores em Lajeado Grande

  • Categoria do post:Mídia

A produção de vinho artesanal é uma forte característica do município de Lajeado Grande, no Oeste do Estado. Todos os anos, aproximadamente 60 produtores elaboram vinhos artesanais para consumo de suas famílias. Para incentivar essa tradição e melhorar a qualidade da bebida, a Epagri, em parceria com a Secretaria de Agricultura de Lajeado Grande, realizou um curso sobre elaboração de vinhos artesanais com vinicultores do município.

A capacitação foi realizada no dia 12 de janeiro na propriedade do agricultor Adair Biffi e foi ministrada por Douglas André Wurz, professor de fruticultura do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) – Campus Canoinhas.

“Os participantes conheceram os principais pontos que devem receber atenção para produzir vinhos artesanais de qualidade, desde a colheita da uva até o engarrafamento”, conta Thiago Marchi, engenheiro-agrônomo da Epagri do município. O grupo também aprendeu sobre recepção da uva, moagem e adição de produtos enológicos, como o metabissulfito de potássio e a levedura. O curso encerrou com uma degustação de vinhos de diferentes variedades e origens.

Thiago Marchi conta que, nesta safra, a perspectiva é de aumento da produção de vinhos no município. “A matéria-prima está chegando com melhor preço aos vinicultores.”