Rede de estações meteorológicas da Epagri triplica de 2009 a 2018

  • Categoria do post:Mídia

Uma rede de estações meteorológicas, hidrológicas e agrometeorológicas distribuídas por Santa Catarina mede continuamente as condições do tempo, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Desde 1948, quando começou a ser instalada, essa rede já coletou 277 milhões de dados. A Epagri é responsável pelo gerenciamento de uma rede com mais de 600 estações. Dessas, 262 são da Empresa – esse número mais que triplicou desde 2009, quando a Epagri tinha 83 unidades no Estado.

Essa tecnologia apoiou a criação do Agroconnect, uma plataforma digital, de acesso on-line, com informações estratégicas sobre fitossanidade para a tomada de decisão na agricultura.

A Epagri emite uma média de 332 laudos meteorológicos por ano a partir dos dados coletados pela rede de estações. Eles são solicitados principalmente pelas prefeituras em caso de decretação de estado de emergência, pelas seguradoras e por outras instituições que precisam comprovar determinadas condições de tempo ou de clima em local e período específicos.

Para saber mais, acesse o documento O valor da Epagri.