Jovens comandam propriedades rurais em São José do Cerrito

  • Categoria do post:Mídia

A equipe Epagri de São José do Cerrito iniciou o ano com orgulho das transformações que os jovens estão operando no meio rural. Ao longo de 2018, jovens egressos do Curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo Rural, realizado com apoio do Programa SC Rural, participaram de atividades de capacitação continuada. O objetivo foi garantir que as melhorias nas propriedades continuem sendo implantadas, mudando a história das famílias e das comunidades rurais do município.

Durante o Curso de Liderança, Gestão e Empreendedorismo, os jovens adquiram conhecimento técnico e executaram projetos de melhoria das propriedades rurais. Esses projetos, que receberam recursos do SC Rural, contribuíram para despertar o empreendedorismo e o protagonismo dos agricultores em suas comunidades.

Para que o trabalho tivesse continuidade, cinco egressos da turma de 2016 – Daniel Ludwig, Márcio de Camargo, Andrigo de Souza, Welyton dos Anjos e Brayan Coelho – passaram a receber capacitação continuada da Epagri. A equipe da Empresa articulou a formação do grupo para promover a troca de experiências e a qualificação em encontros mensais. A capacitação abrange temas técnicos e também aborda gestão da propriedade, liderança na unidade familiar e na sociedade e protagonismo dos jovens como agentes de mudança no meio rural.

Colocando em prática o que aprenderam e inovando o modo de produzir com tecnologias, aquisição de materiais e equipamentos, os jovens agricultores conseguiram elevar a renda de suas famílias. “Em pesquisa realizada no município com jovens egressos dos cursos, percebe-se que aqueles velhos obstáculos, desmotivadores da permanência no campo, estão com os dias contados. Nessas propriedades não se fala mais em falta de renda, área de terras insuficiente, autoritarismo e falta de protagonismo dos membros familiares”, comemora Denizéte de Lima Mota, extensionista da Epagri no município.