Oficina em Ouro Verde mostra as vantagens do silo secador de grãos

  • Categoria do post:Mídia

O silo secador e a armazenagem de grãos são assuntos que têm despertado o interesse dos agricultores do Oeste Catarinense, região que de destaca na produção de grãos. No município de Ouro Verde, produtores se reuniram na propriedade da família Dalmagro no dia 11 de dezembro para conhecer o empreendimento instalado, que se constituiu de um abrigo e dois silos, com capacidade de secar e armazenar 1.450 sacas em cada um.

Segundo a extensionista da Epagri do município, Camila Corrêa, essa estrutura consegue acolher 50% da safra anual de milho, soja e trigo da família, que investiu R$ 120 mil com apoio de R$ 88 mil do programa Menos Juro. A família Dalmagro, inclusive, planeja ampliar a capacidade armazenada e instalar um sistema fotovoltaico para baixar os custos.

O silo e o abrigo possibilitam que o agricultor mantenha a qualidade do grão  e possa comercializar a produção quando o preço estiver melhor. Outra vantagem é produzir, armazenar e transformar o grão em ração, com autonomia e economia, dentro da propriedade. Esse e outros assuntos foram repassados aos produtores da região em uma oficina conduzida por Camila e pelo extensionista de Xanxerê, Marcelo Henrique Bassani.