Epagri de Gravatal capacita produtores em pecuária de corte

  • Categoria do post:Mídia

A pecuária de corte está crescendo em Gravatal, no Sul do Estado. Para estimular ainda mais essa atividade, a Epagri e a Secretaria Municipal de Agricultura organizaram no início de dezembro um Dia de Campo sobre esse tema. Cerca de 20 produtores rurais da região participaram do evento realizado na propriedade de Sérgio Bez, que é também uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) na área.

O objetivo do encontro foi apresentar tecnologias de baixo custo, como a construção de um modelo de bebedouro feito a partir de bombonas plásticas para fornecimento de água nos piquetes. Os participantes também aprenderam sobre o manejo e o controle de pragas nas pastagens, que nesta época costumam a aparecer e causar prejuízos aos pecuaristas. Para finalizar, o veterinário da Secretaria de Agricultura de Gravatal falou sobre manejo nutricional do rebanho.

Iran Henrique Rodrigues e Marta Adriana Pedri, engenheiros-agrônomos da Epagri no município, destacam que o desenvolvimento da pecuária de corte depende de um esforço contínuo de todos os parceiros locais para melhorar a produtividade. A atividade ainda apresenta baixo uso de tecnologias e índices zootécnicos a melhorar.  “Todo o trabalho na área é planejado com foco na produção de carne de qualidade à base de pasto”, acrescenta Marta.