Piscicultores do Planalto Norte conhecem vantagens da estufa aquícola

  • Categoria do post:Mídia

Técnicos e lideranças de vários municípios do Planalto Norte Catarinense participaram de um Dia de Campo na Unidade de Referência Técnica (URT) de Piscicultura da Epagri de Mafra no dia 6 de dezembro. Na unidade, localizada na propriedade de Luiz Gustavo Witt, os participantes conheceram uma estufa aquícola com área de 1.000m² destinada à recria, durante o inverno, de alevinos de tilápia em sistema superintensivo de criação.

O engenheiro-agrônomo Rodrigo Mira Otto, da Epagri do município, relata que sempre acreditou que esse tipo de tecnologia, já usado em outros lugares do País para manutenção de matrizes, poderia ser usado para a recria de alevinos durante o inverno. O sistema antecipa o povoamento dos alevinos em até três meses (atualmente, a oferta de alevinos na região inicia no final de outubro). “Com isso, o produtor ganha um bom tempo para a engorda da tilápia antes do início do inverno, período crítico para os tilapicultores das regiões frias”, explica.

Rodrigo diz que o risco de perda de tilápias adultas no inverno praticamente desaparece com o uso dessa tecnologia. “Pode haver perdas de alevinos durante o processo, mas o prejuízo é consideravelmente menor”, afirma.

A novidade também aumenta a competitividade do peixe cultivado pelos produtores do Planalto Norte. “Dificilmente conseguiremos competir com os produtores das regiões de clima quente do Estado. Porém, com o uso dessa tecnologia, que é acessível até para pequenos produtores, podemos conquistar nosso espaço no mercado com uma tilápia de excelente qualidade, de baixo custo e com menos riscos ao piscicultor”, diz o agrônomo.