Aberta a colheita da melancia em Caxambu do Sul

A capital catarinense da melancia deu início à colheita da fruta em evento oficial no final de novembro. Caxambu do Sul, no Oeste Catarinense, registra atualmente 100 famílias cultivando cerca de 180 hectares da cultura, que movimentou aproximadamente R$1,12 milhões de reais no ano passado.

A abertura da colheita aconteceu em dia de campo no dia 29 de novembro na Comunidade Volta Grande com a participação de 33 pessoas. Foram apresentadas duas estações: uma sobre análise participativa da qualidade do solo, coordenada por Dirceu Ferri (coordenador de olericultura da UGT 1 da Epagri) e Paulo Ficagna (extensionista rural de Planalto Alegre), e outra sobre fertilidade do solo, coordenada pelos extensionistas municipais Juliano Garcez e Ivanor Sfredo.

Juliano relata que Caxambu do sul iniciou a produção na linha Volta Grande com plantio comercial em 1993 feito pelas famílias de Otto Rorbeck, Renato de Oliveira Ramos e Antônio Matte. “Devido ao microclima favorável, a produção das mudas no município é iniciada em meados de julho com plantio em agosto e colheita a partir do início dezembro. Para promover e divulgar a fruta, o município realiza a cada dois anos a Festa da Melancia, que está na 12ª edição. A principal variedade cultivada atualmente é a Vista F1, produzindo frutos ovais, casca verde-clara listrada e polpa vermelha brilhante”, diz o extensionista.

Participaram do evento o gerente da Epagri de Chapecó, Ivan Tormem, o secretário municipal de agricultura Evanclei Farias, o ex-extensionista do município Ivan Chiapinotto, além representantes de cooperativa regional e duas empresas de insumos.