Estação Meteorológica Farol de Santa Marta está online

  • Categoria do post:Mídia

A estação meteorológica do Farol de Santa Marta, em Laguna, voltou a operar em condições normais e agora está online no sítio Litoral Online, da Epagri/Ciram. O retorno do funcionamento dessa estação foi possível a partir de um acordo de cooperação entre o Governo Federal (Inmet) e o Governo de Santa Catarina (Epagri), em que as 11 estações do Inmet no estado passarão a receber os serviços periódicos de manutenção executados pela Epagri/Ciram.

Segundo o pesquisador da Epagri/Ciram, Matias Boll, por causa da posição avançada no mar e do arco que a costa do Brasil faz nesse ponto, as condições meteorológicas do Farol de Santa Marta são fundamentais para meteorologistas, navegadores, pescadores e praticantes das mais diversas atividades na costa do Sul do Brasil.

A estação do farol de Santa Marta, junto com a estação da UFSC BOOA (operando na plataforma de pesca de Balneário Arroio Silva), assim como com as estações meteorológicas da Epagri no porto de Imbituba e em Balneário Barra do Sul, oferecem um cobertura razoável dos ventos no Litoral Catarinense que podem ser acessados a qualquer momento através do sítio Litoral Online.