Em excursão, estudantes de Anita Garibaldi conhecem destino do lixo

  • Categoria do post:Mídia

Alunos da Escola Isolada Rural São Paulo, de Anita Garibaldi, visitaram a empresa Recicletar, no município de Celso Ramos, no dia 21 de novembro. A escola ganhou a viagem educativa como prêmio pela classificação no concurso “Destaque Epagri Educação Socioambiental – Márcia Mortari”, na região do Planalto Sul.

As 17 crianças vencedoras tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de separação do lixo urbano e rural de Anita Garibaldi. Maridalva Grassi, proprietária da Recicletar e educadora ambiental, apresentou para o grupo o processo de compostagem que é realizado com o lixo orgânico, destacando a importância do uso do húmus. Explicou, também, os diferentes critérios na separação do plástico, do papel e de outros materiais, a utilidade e o destino desses resíduos, e o que é feito com aquilo que não se pode reciclar.

Fátima Beatriz de Matos, extensionista da Epagri em Anita Garibaldi, explica que o trabalho de educação ambiental nas escolas forma cidadãos mais conscientes com a questão do lixo e ajuda a aumentar o percentual de reaproveitamento do lixo reciclável. “A escolha no prêmio foi baseada na ideia de mostrar às crianças que o lixo que produzimos não some dentro de uma lixeira e que a separação é de extrema importância. Hoje, apenas 10% do resíduo produzido em Anita Garibaldi pode ser aproveitado”, conta.

A Epagri de Anita Garibaldi e prefeitura foram parceiras na atividade.