Epagri produz vídeo sobre Rota Caminhos e Sabores

  • Categoria do post:Mídia

O contato com a natureza, o sabor típico das cozinhas de fogão à lenha, a beleza e o frescor do que vem da terra. Imagine vivenciar tudo isso nem que seja por algumas horas, ou quem sabe, por alguns dias. Sair da rotina agitada das cidades, da hora marcada, do trânsito caótico e simplesmente desconectar. Esta é a proposta do turismo rural, uma modalidade em pleno crescimento na região Sul do país, um prato cheio para quem aprecia o simples, com conforto, bom atendimento e muito sabor.

Santa Catarina é o berço do turismo rural no Brasil. A diversidade de clima, de culturas e tradições, os contrastes na geografia e a hospitalidade de sua gente abriram muitos caminhos para os turistas. E possibilidades de negócios para as famílias agricultoras.

Esse é o foco do vídeo, produzido pela Epagri, sobre a Rota Turística Caminhos e Sabores que integra cinco municípios da região de Tubarão, no Sul catarinense: São Ludgero, Pedras Grandes, Gravatal, Tubarão e Treze de Maio. No roteiro fazem parte 20 empreendimentos de agricultura familiar, cada um com foco no seu talento e na sua vocação. Alguns trabalham com gastronomia, outros com eventos, hospedagem, trilhas ecológicas, produção de sucos, flores, mel, geleias, artesanato, embutidos de carne suína, pães e biscoitos, verduras orgânicas, e muito mais.

Em cada propriedade ou reunidos em uma feira colonial, essa variada oferta de produtos tem como principal atrativo a qualidade. E é justamente isso que o visitante busca  quando decide sair da rotina para descobrir novos caminhos e sabores no interior de Santa Catarina.

A extensionista social da Epagri Suselei Brunato Weber diz que o turismo rural sempre foi uma ação importante desenvolvida pela empresa em todas as regiões catarinenses. Na regional de Tubarão, a Epagri buscou integrar os diversos empreendimentos numa rota para dar maior visibilidade às potencialidades locais. “Com capacitação e organizadas em grupo, as famílias agricultoras fortaleceram a atividade de turismo e hoje contam com uma importante fonte de renda na propriedade rural”.