Notícia falsa relaciona proliferação de besouro no Vale do Itajaí com trabalho da Epagri

  • Categoria do post:Mídia

Uma notícia falsa que está circulando nas redes sociais acusa injustamente a Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI) de ter deixado escapar o besouro-amarelo na região do Vale do Itajaí. Esse besouro é da fauna nativa do Estado, um escaravelho da espécie Geniates barbatus, sua proliferação não tem nenhuma relação com as pesquisas desenvolvidas na unidade.

A notícia falsa afirma que esse inseto fazia parte de um experimento de controle biológico e acabou fugindo do laboratório da EEI e se proliferando pela região. Esse fato não é verdadeiro, não existe nenhum estudo sendo desenvolvido com o besouro-amarelo na EEI.

“Esse besouro sempre ocorre em alta população no mês de novembro, desfolhando muitos pés de goiabeira e aroeira. Como quase todo mundo tem um pé de goiabeira no quintal, ele acaba ocorrendo em muitos locais. Além disso, o animal é atraído pela luz e entra nas casas a noite, dando a impressão de que a população é maior do que o normal”, esclarece Eduardo Rodrigues Hickel, entomologista e pesquisador da EEI.

A Epagri reforça a importância de se buscar sempre os canais oficiais de informações antes de reproduzir qualquer notícia de caráter duvidoso. Não repasse notícia falsa, na dúvida, procure por nossa equipe.

Informações e entrevistas
Eduardo Hickel, pelo fone (47) 3398-6337

Informações para a imprensa:
Gisele Dias, jornalista: (48) 9989-2992 / 3665-5147
Cinthia Freitas, jornalista: (48) 3665-5344
Isabela Schwengber, jornalista: (48) 3665-5407