Agricultores de Planalto Alegre fazem curso de boas práticas de fabricação

  • Categoria do post:Mídia

A Epagri de Planalto Alegre reuniu, no dia 6 de novembro, 20 agricultores que trabalham com a manipulação de alimentos para um curso de capacitação em Boas Práticas de Fabricação (BPF). O conteúdo foi ministrado em aulas teóricas e práticas que abordaram os tipos de contaminação de alimentos, os cuidados necessários para manipulação, como evitar alguns tipos de contaminação e as formas corretas de uso de toucas, luvas, máscaras, uniformes, aventais, entre outros assuntos.

Foram realizadas práticas de higienização das mãos, do ambiente e dos utensílios utilizados no preparo dos produtos em uma cozinha multifuncional construída pela Prefeitura de Planalto Alegre para facilitar o processamento de alimentos pelos agricultores. O local foi construído de acordo com as normas vigentes e conta com alvará sanitário para que os agricultores possam processar os produtos de origem vegetal. Os associados da Cooperativa Agrícola Familiar (Cooperare) já estão utilizando o espaço, e lá produzem alimentos para comercialização na Casa Colonial e em supermercados, e para envio à merenda escolar.

De acordo com a Extensionista da Epagri de Chapecó, Elisiane Casaril Friedrich, que ministrou a capacitação, esse momento é importante para chamar a atenção de quem trabalha com alimentos sobre o cuidado que é preciso ter na manipulação, que envolve desde o cuidado com o ambiente onde são manipulados os alimentos, os utensílios, o armazenamento correto, a temperatura e o transporte depois de ser produzido. “Um processo que envolve toda a cadeia produtiva de alimentos e visa à segurança para o consumidor, oferecendo produtos de qualidade, principalmente para as crianças, já que são considerados grupos de risco juntamente com idosos, gestantes e pessoas com doenças crônicas, onde a imunidade já é mais baixa”.

Elisiane ainda destacou a importância da capacitação pelo menos uma vez ao ano. “A reciclagem anual é fundamental porque recorda algumas condutas que o manipulador deve ter pra produzir um alimento com qualidade e segurança, sem riscos de  desencadear uma DTA (doença transmitida por alimento)”, disse ela.

Essa capacitação faz parte de Programa Mais Gestão, no qual a Cooperare é beneficiária. O evento foi organizado com a parceria da Secretaria de Agricultura e da Cooperare.