Bandeirante realiza curso de apicultura

  • Categoria do post:Mídia

Mais de 20 pessoas, entre famílias rurais e técnicos que desenvolvem a atividade apícola e as que adquiriram o kit apicultura, participaram do curso de apicultura que a Epagri de Bandeirante promoveu no dia 13 de novembro na propriedade de Selino Zimmermann, na Linha Olavo Erig, no município.

O curso tratou sobre o manejo apícola e a produção de mel de qualidade e foi oferecido com apoio da prefeitura e da Anater. O instrutor foi o extensionista rural de São Miguel do Oeste Vilmar Milani. Pela parte da manhã foram repassadas informações teóricas sobre manejo e produção de mel e pela tarde foi realizada a parte prática com vistoria de colmeias e manejo das abelhas.

Segundo o extensionista rural de Bandeirante, José Clóvis Moreira, o município tem um grande potencial de produção de mel com abelhas de ferrão e com as abelhas nativas. “Porém as famílias rurais ainda estão um pouco tímidas com relação ao investimento na atividade e na busca do aumento da produção. A Epagri organizou esse curso para capacitar as famílias com objetivo de melhorar o manejo e aumentar a produção de mel, resultando em mais uma fonte de renda na propriedade”, explica.

Segundo o apicultor Claudinei Zimmermann, existem muitos apicultores no município, mas estão dispersos. “Precisamos nos unir para nos profissionalizar e organizar um grupo para adquirir os produtos necessários na atividade, bem como para comercialização do mel. Esse curso foi muito bom e vai nos ajudar muito no manejo das colmeias”.

Para 2019 a Epagri pretende dar continuidade a esse trabalho de apoio aos apicultores com novos cursos, acompanhamento e distribuição do kit apicultura. “Temos potencial de floradas no município e apicultores interessados, bem como demanda por esta atividade. A Epagri entende que é importante dar esse suporte com capacitações, incentivo econômico através do kit apicultura, orientação técnica quando necessário e apoio na organização da cadeia produtiva”, ressalta Moreira.