Seminário de agroecologia reúne 400 pessoas em Rio do Sul

O município de Rio do Sul sediou, nos dias 18 e 19 de setembro, o Seminário Regional de Agroecologia e o III Seminário de Segurança Alimentar e Nutricional. Os eventos, que reuniram cerca de 400 pessoas no Instituto Federal Catarinense (IFC), levaram conhecimento a agricultores, estudantes e consumidores, estimulando o desenvolvimento desse setor.

A programação contou com relatos de experiências, oficinas, palestras, debates, plenárias, feira de troca de sementes e atividades artísticas. “Nós privilegiamos a apresentação de experiências aqui da nossa região. Isso faz com que a gente se conheça e fortaleça esse movimento”, explica o engenheiro agrônomo da Epagri Glauco Lindner.

Um dos destaques do evento foi a palestra “Alimentos orgânicos, uma escolha para a vida”, aberta ao público, especialmente para os consumidores. A plenária de encerramento aprovou uma carta com diretrizes que apontam para o fortalecimento da agroecologia em Santa Catarina, com o envolvimento de diferentes segmentos da sociedade.

De acordo com Glauco, o interesse por alimentos orgânicos vem crescendo na região. “Percebemos que os restaurantes estão interessados em incluir alimentos orgânicos no cardápio. Tem a questão da indústria que trabalha com alimentos congelados e tem interesse em trabalhar com ingredientes orgânicos. Nas feiras, a procura é cada vez maior. Uma série de fatores demostra que a sociedade está atenta ao que está consumindo”, completa.

O evento foi realizado em parceria entre as seguintes entidades: IFC, Cemear, Epagri, Apremavi, Amavi, Comsea/Prefeitura de Rio do Sul, Cresol e Pastoral da Saúde.