Dia de campo em Lages incentiva o plantio direto

• Post category:Mídia

Para estimular o uso do sistema de plantio direto nas pequenas propriedades rurais, a Epagri organizou um dia de campo no dia 25 de outubro na fazenda de São João, em Lages. Cerca de 250 participantes, entre produtores rurais da serra catarinense, alunos da Escola Itinerante, técnicos agrícolas, engenheiros-agrônomos e lideranças municipais, puderam conhecer os benefícios do plantio direto para as lavouras.

O palestrante do evento foi o engenheiro-agrônomo Ricardo Trezzi Casa, professor do Centro de Ciências Agroveterinárias da Udesc. “O dia de campo é importante porque reúne pequenos e médios produtores da região, oportuniza que eles recebam informações técnicas e conheçam algumas estratégias necessárias para utilizar o correto sistema de plantio direto”, comenta.

De acordo com o secretário municipal de agricultura de Lages, Osvaldo Unicini, a prefeitura mantém 19 núcleos agrícolas e oferece suporte aos agricultores com máquinas e equipamentos. No evento, ele informou que a prefeitura está adquirindo quatro plantadeiras para plantio direto, três pulverizadores e distribuidores de calcário. “Queremos introduzir o plantio direto também nas pequenas propriedades, pensando na conservação do solo e no aumento da produtividade das lavouras”, disse.

O evento foi promovido em parceria com a Secretaria de Agricultura de Lages e a Cooperativa Agropecuária do Planalto Serrano (Cooperplan), com o apoio da União Rural de Lages (Unir) e do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural.