Um curso para mudar de vida

Willian Bitencourt e Vitor Raupp vivem no meio rural de Santa Rosa do Sul e são amigos desde a infância. Em 2016, eles foram colegas, em Araranguá, no Curso de Formação em Liderança e Empreendedorismo para jovens rurais oferecido pela Epagri com recursos do Programa SC Rural. Muito além de reforçar a amizade, essa experiência mudou o destino deles nas propriedades.

A produção de fumo da família incomodava Willian, que não aceitava bem o fato de não produzir alimentos. Já Vitor procurava uma alternativa depois que o aviário de corte da família foi fechado pela empresa integradora. No fim do curso, eles chamaram o irmão de Willian, Murilo, também produtor de fumo, e elaboraram um projeto que redirecionou o sistema produtivo nas propriedades.

O total de R$45 mil aplicado pelo SC Rural contemplou, para Willian e Murilo, a instalação de um pomar de maracujá, a reforma de um galpão para o manejo das frutas e a aquisição de uma roçadeira. Na propriedade de Vitor, o pomar de maracujá foi ampliado e ganhou sistema de irrigação. O projeto coletivo ainda garantiu a instalação de viveiros com capacidade para 20 mil mudas de maracujá. O investimento agregou cerca de R$72 mil à renda anual dos jovens com a venda dos frutos e das mudas.

Com o conhecimento adquirido no curso, hoje os jovens cultivam maracujá sob o sistema de plantio direto, que prevê redução do uso de insumos químicos, manejo de cobertura de solo e manutenção da saúde das plantas. “No curso eu estudei questões técnicas, como o plantio direto, e também aprendi muito interagindo com os colegas, pois conheci outras realidades. A tecnologia muda muito e o jovem precisa estar por dentro das novidades. Além disso, hoje em dia a gente tem que ser empreendedor”, diz Willian.

Também fruto desse trabalho foi a transformação do aviário abandonado na propriedade de Vitor em uma estufa com 12 mil pés de morango no sistema semi-hidropônico. “Começamos em 2017 e já estamos ampliando a produção para 24 mil pés para suprir o mercado”, orgulha-se o jovem.

Leia esta e outras histórias sobre o trabalho da Epagri no Balanço Social.

, ,

© 1996 - 2019 Epagri. Direitos reservados