Agricultores de Ituporanga são capacitados em irrigação em SPDH

  • Categoria do post:Mídia

A prática de irrigação no Sistema de Plantio Direto de Hortaliças (SPDH) foi repassada a agricultores de Ituporanga no dia 26 de outubro. A reunião técnica aconteceu na Estação Experimental da Epagri de Ituporanga e na propriedade de Pedro Donizete da Silva e Silvane, na comunidade de Lageado Águas Negras, onde foi implantada uma Unidade de  Referência Tecnológica em Irrigação de Hortaliças (URT) com recursos do SC Rural.

Na Estação o grupo recebeu informações sobre a diferença entre “molhar” uma lavoura e utilizar a prática agrícola da irrigação, em que são dimensionados o momento, o volume de água e sua uniforme distribuição na área cultivada. Ainda foram discutidos detalhes dos projetos que a Epagri vem elaborando, como: vazão, tipos de aspersores, pressão de serviço, potência do motor, lâmina e volume de água adequadas a cada cultura.

Na URT foi realizada uma prática com o sistema acionado observando diferenças de vazão e pressão. E foram destacadas as vantagens da adoção do Sistema de Plantio Direto de Hortaliças, que além da recuperação da fertilidade do solo, melhora muito a eficiência da prática de irrigação, pois além de prolongar o efeito da irrigação, tem influência direta no aumento da taxa de infiltração do solo.

O evento foi realizado pela equipe técnica do escritório da Epagri do município: Édio Zunino Sgrott, Edson Luckmann e Katiucia M. Visentainer.