Águas de Chapecó realiza 1.770 atendimentos até setembro

A equipe local de extensão do município de Águas de Chapecó, no Oeste Catarinense, realizou 1.770 atendimentos a agricultores de janeiro a setembro de 2018. Os números foram apresentados no dia 22 de outubro a lideranças locais, vereadores e secretários municipais em reunião de sede realizada na Câmara de Vereadores. No encontro também foram levantadas sugestões para o Plano Anual de Trabalho de 2019.

Os programas governamentais trouxeram para o município, através da Epagri, um montante de mais de R$ 1,6 milhão, dos quais R$ 310,5 mil são subsídios, isto é, o agricultor não precisa devolver. Dentre os principais os projetos desenvolvidos pela Empresa destacam-se a pecuária de leite à base de pastagens perenes de verão, a produção de melancia no sistema de plantio direto na palha (SPDH) e a apicultura, além de educação ambiental com escolares e sucessão familiar na agricultura.

A extensionista rural do município, engenheira-agrônoma Marlene Boniatti, explica que desses atendimentos 285 foram visitas aos agricultores e ou entidades e 609 atendimentos presenciais. “Destacamos ainda o atendimento remoto, nova modalidade utilizada nos dias atuais com o avanço das tecnologias de comunicação, além de dias de campo, reuniões com demonstração de método entre outras assistências”, diz o técnico em Agropecuária Vilson Queiroz, que faz parte da equipe.