Produção de leite com sustentabilidade é debatida em Descanso

  • Categoria do post:Mídia

Mais de 50 pessoas, entre agricultores e técnicos, participaram de um dia de campo sobre pecuária leiteira em Descanso, no dia 21 de novembro. O evento foi na propriedade da família de Silvano Zandoná, na Linha São Valentim, onde os participantes conheceram o sistema de produção de leite adotado, a infraestrutura simples e eficaz e a evolução dos resultados financeiros obtidos nos últimos anos após a adoção de um sistema preconizado à base de pastagens perenes. O evento foi realizado pela Epagri, Secretaria de Agricultura e Lacticínios Lac Lelo, em parceria com o Banco do Brasil.

A metodologia do dia de campo contou com quatro estações, por meio das quais foram repassadas informações sobre a melhor forma de produzir, de manejar e de adubar as pastagens, e os detalhes da forma mais eficiente e do melhor sistema na criação e manejo de bezerras, que passa pela  necessidade de conhecer melhor os alimentos fornecidos às vacas leiteiras para que elas recebam uma dieta adequada com resposta à produção de leite associada à genética do plantel. Na sala de ordenha foram explicados os procedimentos de um bom manejo na ordenha visando manter a qualidade de leite produzido.

Para o extensionista da Epagri e coordenador do evento, Zolmir Frizzo , a permanência da atividade leiteira na agricultura familiar necessita de um eficiente planejamento conforme as características de cada unidade de produção, a fim de recomendar as melhores espécies forrageiras associadas à capacidade de lotação animal e da mão de obra familiar disponível.  “Esses fatores, juntamente com o uso do crédito orientado, possibilitam a rentabilidade da atividade e melhoria na dimensão ambiental e no fornecimento de leite com alto valor biológico, melhorando a qualidade de vida de quem produz e de quem consome leite. Este é o objetivo da Epagri”, diz.