Projeto garante proteção da mata ciliar em Guaraciaba

  • Categoria do post:Mídia

Agricultores da comunidade de Linha Guataparema, em Guaraciaba, Oeste Catarinense, estão empenhados no uso sustentável das propriedades rurais. Eles fazem parte do projeto Isolamento e Proteção da Mata Ciliar no Córrego Afluente do Arroio Índio, em que a Epagri é uma das intuições coordenadoras.

No dia 25 de setembro o grupo se reuniu na comunidade para falar do projeto. Na oportunidade, representantes e alunos da escola Júlio Vicente de Pelegrin apresentaram as principais ações desenvolvidas. A Polícia Militar Ambiental também participou para tirar dúvidas dos produtores sobre as questões ambientais relacionadas à propriedade rural.

Ainda na programação do dia o engenheiro-agrônomo Clístenes Guadagnin, da Epagri de São Miguel do Oeste, conversou com o grupo sobre conservação de solo e suas implicações. Também participaram com relatos as famílias de Oscar e Lenir Marcolin e de Levi e Lorena Frare, que foram as primeiras a implementarem o projeto em suas propriedades.

Na avaliação dos participantes, o evento conseguiu sensibilizar o público para fortalecer as parcerias a partir da conscientização da real necessidade da preservação e da conservação no ambiente, da regularização ambiental das unidades familiares e da sustentabilidade das propriedades rurais.

O projeto conta com incentivo financeiro da Sicoob, que doa materiais para construção da cerca para isolamento da mata ciliar. Aos agricultores cabe a adesão ao projeto e mão de obra para instalação da cerca.