Bandeirante realiza seminário de crédito fundiário

• Post category:Epagri / Mídia

Famílias rurais, técnicos e representantes de entidades se reuniram em Bandeirante no dia 11 de outubro para o 16º Seminário Municipal de Crédito Fundiário. O evento, que já é tradicional no município, foi realizado na comunidade de Linha Gaspar. “Ficamos felizes com o resultado e com o entusiasmo das famílias. A cada ano que passa, aumenta o interesse pelo evento”, comemora José Clóvis Moreira, extensionista da Epagri no município. O seminário foi organizado pela Epagri e pela prefeitura com apoio da Anater, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, do Sindicato dos Produtores Rurais, do Sicoob e do Banco do Brasil.

O evento foi uma oportunidade de aperfeiçoar o conhecimento das famílias, dar orientações sobre qualidade de vida, estimular a troca de experiências e de produtos alimentícios. A enfermeira Marciane Tessaro proferiu uma palestra sobre valorização do espaço rural e qualidade de vida e, na sequência, Adair Britzke, morador de Bandeirante, falou sobre alcoolismo e dependência química. O extensionista José Clóvis Moreira fez uma apresentação sobre o programa de crédito fundiário e um representante do Banco do Brasil tirou dúvidas sobre o tema.

O ponto alto do evento foi a tradicional troca de produtos como sementes, mudas de árvores frutíferas e nativas, ovos e plantas medicinais. “Os participantes trazem seus produtos e trocam com as outras famílias, resgatando as sementes crioulas e promovendo a propagação da alimentação saudável”, explica Moreira.

À tarde, o grupo visitou a propriedade da família de Adriano e Adriana Wenning. O agricultor falou sobre a evolução dos resultados na produção de leite à base de pasto perene e os participantes viram que é possível ter sucesso na atividade com organização e planejamento. A extensionista Francisca Freiberger mostrou na prática a importância de produzir na propriedade os alimentos para o sustento da família. “Com essa atitude, a família Wenning economiza mais de R$2 mil por mês”, disse.

Bandeirante conta com 47 famílias no programa de crédito fundiário e outros seis projetos estão em elaboração. O próximo seminário será em outubro de 2019 na Linha Hélio Wassun.