Oficina capacita agricultores de Ponte Serrada em conservação do solo

Agricultores de Ponte Serrada inscritos em programas governamentais participaram de uma oficina sobre fertilidade e conservação do solo no dia 26 de junho, na propriedade de Olivo Cortelini, em Linha Alegre I. O evento foi organizado pela Epagri para capacitar os beneficiários dos programas Terra Boa Calcário, Kit Forrageiras e Kit Apicultura, e também de financiamentos do Fundo de Desenvolvimento Rural e subsídios do Menos Juros.

O evento atende a uma regra do Conselho Municipal de Agricultura de Ponte Serrada que determina que todo agricultor que se beneficie dos programas governamentais passe por, pelo menos, uma capacitação técnica durante o ano. O objetivo é qualificar a aplicação do crédito rural e dos programas governamentais nas propriedades.

Na oficina, os agricultores discutiram problemas de conservação do solo que ocorrem com frequência nas propriedades, como compactação, adensamento, erosão e excesso de calcário. Também conheceram a importância de técnicas que favorecem a recuperação da estrutura e da fertilidade do solo, como plantio direto na palha, adubação verde, cobertura do solo e terraceamento, além do manejo de pastagens perenes.

O grupo assistiu a uma coleta de solo para análise química e participou da avaliação de estrutura de solo para detectar compactação e adensamento. “Essa prática permite que o agricultor facilmente detecte a compactação do solo, tanto superficial, causada pelo pisoteio animal ou tráfego de máquinas, quanto a compactação chamada de “pé de grade”, que forma uma camada adensada de solo de 10 a 20cm de profundidade”, explica Leila da Motta, engenheira-agrônoma da Epagri no município.

, , , ,