|
Ouro realiza 12º Fórum de Desenvolvimento Rural |
|
|
|
|
Qua, 08 de Agosto de 2012 21:31 |
O Fórum foi organizado pela Epagri e Cidasc, com apoio do Programa SC Rural e fez parte da programação da 31ª Festa do Colono do Município de Ouro, que aconteceu no dia 17 de julho.
O evento é realizado anualmente e aborda temas relacionados à melhoria das condições de vida das famílias rurais e do desempenho das suas atividades no dia a dia.
Nesta edição foram apresentadas três inovações tecnológicas para um grupo de 250 agricultores e técnicos presentes:
1. Integração lavoura pecuária – Palestrante: pesquisador da Estação Experimental de Campos Novos, Milton da Veiga, focando o manejo conservacionista do solo nas pequenas propriedades rurais que necessitam utilizar intensivamente o solo para produzir grãos e pastos;
2. Sistema silvo pastoril – Palestrante: extensionista da Epagri de Águas Frias, Ivaldir Bordignon , que falou sobre uma tecnologia recente de implantação de áreas de pastagens com florestas, focando o bem estar animal e possibilitando outra fonte de renda com a produção de madeira na mesma área, sem prejuízos às pastagens;
3. Distribuidor de sementes para adubação verde e pastagens acoplado à colhedora – Demonstração do equipamento pelo pesquisador da Estação Experimental da Epagri de Videira, Remi Dambros e pelo agricultor Adalberto Modena de Iomerê. O equipamento é resultado de uma ideia que nasceu no campo, demanda de agricultores da região de Videira, que já utilizavam semear sobre as plantas de milho em pé e depois colhiam o milho sem a necessidade de mobilização do solo para germinação das sementes. O sistema é utilizado há 2 anos na região de Videira, onde foram demonstrados os resultados deste trabalho a campo e suas vantagens em termos de conservação do solo, redução de mão de obra e uso de máquinas e equipamentos.
Mais informações: Equipe Local da Epagri de Ouro, no telefone: (49 – 3555-1612), e-mail:
Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo.
|