Recuperação de germoplasma crioulo PDF Imprimir E-mail

Recuperação de germoplasma crioulo, com enfoque participativo

O Brasil é o país que apresenta a maior biodiversidade do planeta, estando em primeiro lugar no ranking quanto a mamíferos e plantas. Santa Catarina é bastante representativa desta situação e se caracteriza por uma série de condições edafoclimáticas que definem de forma clara seu potencial agropecuário.



Certas espécies, por ora desconhecidas ou esquecidas, podem ter alto potencial para a produção de alimentos e/ou fibra, bem como para a recuperação de áreas degradadas e conservação de mananciais. Fontes importantes de recursos genéticos são as populações/clones crioulos que ainda persistem nas propriedades familiares, bem como espécies domesticadas e/ou nativas melhoradas que têm sido, por muito tempo, utilizadas como fonte de alimento e fibra e ora milagrosamente sobrevivendo em áreas marginais.

Tendo em vista, a fundamental importância de preservar, recuperar e redistribuir materiais genéticos crioulos ainda existentes, a Epagri criou recentemente uma linha de pesquisa, dentro do Projeto de Agroecologia, denominada Recuperação, caracterização e redistribuição regional de germoplasma crioulo, com enfoque participativo.

Os objetivos da pesquisa são:

  • elaborar banco de dados caracterizando etnobotanicamente o germoplasma crioulo e espécies nativas domesticadas e/ou melhoradas;
  • organizar o produtor para conservar, multiplicar e redistribuir o material genético, bem como conhecimentos de etnobotânica;
  • identificar os processos de conservação e manejo existentes e potencializar a preservação/conservação in situ do material acima descrito;
  • disponibilizar estes recursos genéticos para o desenvolvimento de sistemas sustentáveis de produção de alimentos, fibras e para fins terapêuticos, baseando-se nos princípios ecológicos e harmonizados às condições sócio-culturais da agricultura familiar catarinense;
  • identificar a erosão genética e estabelecer processos que minimizem seus efeitos através de redes de intercâmbio de material de interesse, entre agricultores;
  • exercer controle informal no acesso externo e/ou privado do recurso genético local existente no Estado de Santa Catarina.

Inicialmente estão sendo conduzidos quatro experimentos de pesquisa, abrangendo a região do Alto Vale do Itajaí e Serrana Catarinense, a seguir nomeados.

  1. Recuperação, caracterização e redistribuição de milho crioulo, no Alto Vale do Itajaí;
  2. Recuperação, caracterização e redistribuição de feijão crioulo, no Alto Vale do Itajaí;
  3. Recuperação, caracterização e redistribuição de milho crioulo, no Planalto Serrano;
  4. Avaliação agronômica e caracterização fenológica de populações de milho crioulo no Alto Vale do Itajaí.

Palavras Chave: germoplasma


( 93 Votos )