Epagri apresenta cultivares de arroz em dia de campo no Alto Vale do Itajaí

  • Categoria do post:Mídia
Rizicultores também conheceram os tipos especiais de arroz desenvolvidos pela Epagri

Um dia de campo em Mirim Doce, município do Alto Vale do Itajaí, levou aos rizicultores informações sobre os principais cultivares de arroz irrigado disponíveis no mercado e apresentou os tipos especiais desenvolvidos pela Epagri. O evento foi no dia 4 de março, na propriedade de Reginaldo Kestring, na Comunidade de Volta Grande. Os cultivares conhecidos pelos produtores são voltados à agricultura familiar e atendem nichos de mercado, com características peculiares que agregam valor na comercialização como formato de grão, textura, sabor e cores.

O extensionista da Epagri de Mirim Doce, Dirceu Schwarz, ressalta que essas unidades são consideradas importantes ferramentas de difusão de tecnologia e informação. “Dias de campo nesses locais aproximam pesquisadores, extensionistas e rizicultores e servem para troca de experiência entre os envolvidos com a cadeia produtiva do arroz”, diz ele. No dia de campo os produtores também assistiram a uma demonstração de aeronaves não tripuladas (drones) para pulverização de defensivos agrícolas.

O evento contou com 42 participantes, a maioria produtores de arroz do município de Mirim Doce. Também participaram o pesquisador da Estação Experimental de Itajaí Rubens Marschalek, a líder do projeto Grãos nesta região da Epagri Sílvia Mara Zimmermann, o extensionista rural do município de Pouso Redondo Ricieri Verdi, o secretário municipal da Agricultura Valdecir Pereir, o prefeito Sérgio Luiz Paisan e o presidente da Cresol Dona Emma, Cleiton Lock.

Conheça no vídeo os tipos especiais de arroz da Epagri: