Milho

Apresentação

Os sistemas produtivos de milho em Santa Catarina são diversificados em função das condições edafoclimáticas das regiões produtoras e do uso diferenciado de tecnologia, nos quais são utilizados dois grupos de genótipos: os híbridos e as variedades de polinização aberta (VPAs).

As variedades de polinização aberta vêm sendo utilizadas por agricultores familiares como parte da estratégia de redução de custos produtivos, principalmente referente à diminuição dos gastos com a aquisição de sementes. Essas variedades apresentam uma ampla base genética, o que lhes confere maior estabilidade, maior potencial produtivo e maior tolerância a estresses bióticos e abióticos quando comparadas com variedades tradicionais ou locais.

O texto a seguir, elaborado pela equipe do Projeto Melhoramento de Populações e Desenvolvimento de Variedades de Milho em Santa Catarina, tem como objetivo apresentar ao público geral, aos técnicos e aos agricultores familiares informações básicas sobre as VPAs, assim como as principais características das VPAs desenvolvidas pela Epagri.

BTN_Download-58px MILHO Variedades de polinizacao aberta

Além deste material, recomenda-se consultar os extensionistas rurais nos municípios, bem como acessar outras fontes de informação.

Alberto Hofs