Epagri forma a 7ª turma de jovens rurais no Oeste Catarinense

  • Categoria do post:Mídia

Uma turma de 24 jovens rurais de 11 municípios das regiões de Chapecó e Xanxerê encerra o ano com muito mais motivos para permanecer no campo e fortalecer a agricultura familiar catarinense. Eles acabam de concluir o curso de Organização, Gestão e Protagonismo oferecido pela Epagri. A formatura da 7ª turma da região foi realizada no dia 17 de outubro, no Centro de Treinamento da Epagri de Chapecó (Cetrec), e reuniu quase uma centena de pessoas.

Já são 193 jovens rurais capacitados pela Epagri na região. Durante o curso, os participantes aprendem sobre diversas atividades produtivas que podem ser desenvolvidas nas propriedades rurais. “Trabalhamos temas como pecuária leiteira e de corte, recursos hídricos, solo, fruticultura, horticultura, piscicultura, agregação de valor, apicultura e meliponicultura, educação ambiental, produção de grãos, manejo florestal, segurança alimentar e nutricional, políticas públicas e legislações vigentes e específicas para o meio rural familiar”, enumera a extensionista Cianarita Figueiró, coordenadora do curso na região.

O curso também estimula o protagonismo dos jovens no campo e incentiva o desenvolvimento pessoal, abordando temas como relações de convivência, oratória, desenvolvimento interpessoal, ética e cidadania, gênero e geração. “Ao proporcionar uma capacitação em que abordamos a diversidade no meio rural, oferecemos aos jovens informações e conhecimentos que contribuem para a melhoria e ampliação da atividade existente ou a inserção de outras atividades que possam gerar uma nova renda na propriedade”, diz a extensionista.

Confira como os cursos da Epagri estão transformando a vida dos jovens do campo: